domingo, 12 de agosto de 2012

Filme "Espelho d'Água"

Olá alunos!

Quero agradecer aos que compareceram à exibição do filme brasileiro ESPELHO D'ÁGUA que ocorreu no auditório da E.E. Conselheiro Crispiniano dia 10/08/2012.
Como parte do nosso projeto sobre ÁGUA, o filme foi oferecido a vocês por se tratar de uma história que mistura temas como religiosidade, crendices, folclore e outros tantos à questão das águas do rio São Francisco.
Abaixo vocês poderão ler uma crítica e se alguém tiver encontrado um link para baixar o filme e ver em seu computador, por favor, torne-o público no espaço para comentários.



Cena do filme Foto: Divulgação

Espelho D´Água - Uma Viagem pelo Rio São Francisco (2004) traz um minucioso estudo das tradições nordestinas, somadas a belas paisagens da região. 
O público poderá sentir certo deslumbramento pela sensibilidade do diretor Marcus Vinícius Cezar, que conseguiu explorar todo o encantamento do rio-tema e as peculiaridades que dele emergem, sejam sociais ou místicas.
Aqui, vale mais o roteiro cultural, geográfico e musical, banhado por suas águas, do que propriamente um enredo coeso, ou uma rica proposta dramática.
No entanto, é difícil diminuir as expectativas sobre o roteiro e, principalmente, sobre as relações humanas mostradas na obra, já que elas ganham importância no decorrer da história.
Isto é, mesmo convidados a contemplar um Nordeste de sonho e de decadência, somos acompanhados pelos retratos das vidas que correm paralelamente no filme, se entrelaçando nas margens do rio.
Logo no início nos deparamos com Sidó, uma misteriosa canoa de um pau só, inseparável de Abel (Francisco Carvalho), que traz em suas lembranças traços de um rio que jamais voltará a ser o mesmo.
Por meio dele conhecemos Penha (Regina Dourado), que representa a força da mulher nordestina e todo o imaginário popular das populações ribeirinhas.
Cada um deles se relaciona com o personagem principal, Henrique (Fábio Assunção), um fotógrafo que começa a se frustrar com seu trabalho.
É nesse ponto que o diretor deixa claro que Espelho D'Água é apenas uma idealização que se faz do rio São Francisco, sempre mostrado como belo e estetizado.
Enquanto Henrique parte para uma jornada de descoberta, não apenas do rio, mas de sua própria motivação pessoal, sua namorada, Celeste (Carla Regina), saí em sua busca, admirando-se com as tradições encontradas no caminho.
Em cada parada de Celeste, o diretor explora toda a riqueza do trajeto do rio, que começa no coração de Minas Gerais e atravessa os Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
A qualidade da fotografia é irrepreensível, e a  participação mais do que especial do ator Aramis Trindade, interpretando o hilariante Zé da Carranca, dá fôlego às aventuras de Celeste.
A beleza do rio São Francisco é um acerto no balanço final do trabalho.

Lembrem-se de que será pedida uma atividade sobre o filme durante esta semana.

Até lá!

ass: Prof.ª Silvia do Prado

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

II - Trabalho em Grupo: "Desperdício"


II - Formem grupos de 6 pessoas, leiam o texto abaixo, escrevam o significado das palavras grifadas e respondam ás questões em folha separada para ser entregue na próxima aula.

Desperdício e disputas pela água no Brasil.

Tatiana de Oliveira Takeda

 (Advogada, assessora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - TCE, professora do curso de Direito da Universidade Católica de Goiás - UCG, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestranda em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) 

A ilusória abastança dos recursos hídricos no Brasil tem dado guarida ao desperdício da água, com uma poluição desordenada, provocada também pela não realização de investimentos necessários para despoluição de mananciais e uma consciência política e educacional do conceito da água que, ainda, infelizmente, é considerada um bem livre, abundante e sem valor econômico.
No que toca ao desperdício da água tratada brasileira, os resultados são ultrajantes. Mais de 50% da água tratada é desperdiçada em capitais como Porto Velho, Macapá, Teresina, São Luis, Maceió, Manaus e Rio de Janeiro.
Ademais, localiza-se no Brasil o bairro recordista mundial em desperdício de água por habitante. Trata-se do Setor Lago Sul, região nobre de Brasília, Distrito Federal. De acordo com a Agência Brasil, o gasto médio de água por pessoa no bairro chega a 1.000 litros por dia, enquanto em muitos países africanos a média diária é de menos de 1 litro.
O desperdício tem sua principal raiz na irrigação. A agricultura irrigada tem sido apontada como uma das grandes vilãs do desperdício de água no Brasil. O manejo inadequado por parte de agricultores tem levado ao consumo exagerado desse recurso natural. Não por outra razão, alguns estados, entre eles São Paulo, criaram nos últimos anos legislações impondo a cobrança pelo uso da água na irrigação, bem como em outras atividades produtivas, como forma de combater abusos.
Há uma década já eram registradas mortes causadas pela disputa hídrica principalmente em regiões de SP e MG. No ano de 2001, a estiagem baixou o nível do reservatório de Sobradinho, na Bacia do São Francisco, gerando uma disputa entre agricultores e o setor elétrico. A ANA (Agência Nacional de Águas) teve que atuar como mediadora. Aliás, os casos mais notórios podem ser observados na bacia do São Francisco, em que as projeções de demanda de água para atender à irrigação, à navegação, à transposição, ao provimento humano e de animais e à manutenção da geração das atuais usinas hidrelétricas têm provocado conflitos de toda ordem, inclusive política, como se observa com relação à questão da transposição.
Diante tal conjuntura, as providências devem ser tomadas, de preferência, de forma regionalizada, ou seja, via Unidades Federativas, com o apoio de seus respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica.
No caso do Rio São Francisco, nos últimos tempos, várias providências têm sido consolidadas. Entre elas, a “cobrança pelo uso da água”. Este instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos tem por escopo primordial a mitigação da poluição e a geração de receita para a gestão hídrica local, tornando-se assim, uma forte aliada no combate ao desperdício e consequentes disputas pelo uso da água.

Baseado no texto e em suas pesquisas, responda:

1 - O que é uma Bacia Hidrográfica?
2 - Quais as principais Bacias Hidrográficas brasileiras e onde se localizam?
3 - No Brasil, para que tipos de atividade são usadas as águas dos rios?
4 - O que é a ANA e para que serve?
5 – O que pode ser feito para combater a poluição e o desperdício das águas brasileiras?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto Principal


I - Projeto Inicial: MOSTRE A ÁGUA

Cada sala recebeu uma cópia do CD “Espelho d’Água” de Dércio Marques, que foi entregue para o representante de sala.
Os alunos devem se organizar em grupos de até 10 (dez) integrantes não podendo existir grupos com menos de 5 (cinco) integrantes.
Devem escutar o CD disponível, ficando a cargo do grupo e do representante a decisão de copiar o CD, disponibilizar em pen-drive ou apenas “pegar emprestado”.
Tendo escutado as músicas, cada grupo escolherá apenas uma que servirá de inspiração para a produção de CARTAZ, PEÇA, SEMINÁRIO, VÍDEO, GIBI, POESIA ou CORDEL que será apresentado no dia  combinado.
Para que o projeto tenha caráter não apenas artístico, será solicitado um relatório de produção que deve ser entregue também no dia da apresentação e precisa conter:
·         Nome, número e série de todos os integrantes do grupo;
·         Título do projeto (MOSTRE A ÁGUA);
·         Tema (trata-se do nome da música escolhida como inspiração);
·         Título da produção do grupo (nome do cartaz, peça, gibi, etc.);
·         Pequeno texto, de no mínimo três parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão) contando os motivos que levaram o grupo a escolher a música tema e o tipo de manifestação artística apresentada além de comentar quais foram as dificuldades da produção e o que aprenderam sobre a água e o Brasil durante a execução do projeto.
É favor verificar na tabela abaixo as datas de entrega do projeto, não sendo permitida entrega em outro dia, mesmo diante de atestado médico já que o grupo é formado por um bom número de componentes.

SÉRIE
PRIMEIRO DIA
ÚLTIMO DIA
ÚNICO DIA
1º D
20/08
22/08
X
1º E
20/08
22/08
X
1º F
X
X
24/08
1º G
20/08
22/08
X
1º H
20/08
22/08
X
1º I
17/08
22/08
X
1º J
17/08
22/08
X
1º K
X
X
20/08