domingo, 12 de agosto de 2012

Filme "Espelho d'Água"

Olá alunos!

Quero agradecer aos que compareceram à exibição do filme brasileiro ESPELHO D'ÁGUA que ocorreu no auditório da E.E. Conselheiro Crispiniano dia 10/08/2012.
Como parte do nosso projeto sobre ÁGUA, o filme foi oferecido a vocês por se tratar de uma história que mistura temas como religiosidade, crendices, folclore e outros tantos à questão das águas do rio São Francisco.
Abaixo vocês poderão ler uma crítica e se alguém tiver encontrado um link para baixar o filme e ver em seu computador, por favor, torne-o público no espaço para comentários.



Cena do filme Foto: Divulgação

Espelho D´Água - Uma Viagem pelo Rio São Francisco (2004) traz um minucioso estudo das tradições nordestinas, somadas a belas paisagens da região. 
O público poderá sentir certo deslumbramento pela sensibilidade do diretor Marcus Vinícius Cezar, que conseguiu explorar todo o encantamento do rio-tema e as peculiaridades que dele emergem, sejam sociais ou místicas.
Aqui, vale mais o roteiro cultural, geográfico e musical, banhado por suas águas, do que propriamente um enredo coeso, ou uma rica proposta dramática.
No entanto, é difícil diminuir as expectativas sobre o roteiro e, principalmente, sobre as relações humanas mostradas na obra, já que elas ganham importância no decorrer da história.
Isto é, mesmo convidados a contemplar um Nordeste de sonho e de decadência, somos acompanhados pelos retratos das vidas que correm paralelamente no filme, se entrelaçando nas margens do rio.
Logo no início nos deparamos com Sidó, uma misteriosa canoa de um pau só, inseparável de Abel (Francisco Carvalho), que traz em suas lembranças traços de um rio que jamais voltará a ser o mesmo.
Por meio dele conhecemos Penha (Regina Dourado), que representa a força da mulher nordestina e todo o imaginário popular das populações ribeirinhas.
Cada um deles se relaciona com o personagem principal, Henrique (Fábio Assunção), um fotógrafo que começa a se frustrar com seu trabalho.
É nesse ponto que o diretor deixa claro que Espelho D'Água é apenas uma idealização que se faz do rio São Francisco, sempre mostrado como belo e estetizado.
Enquanto Henrique parte para uma jornada de descoberta, não apenas do rio, mas de sua própria motivação pessoal, sua namorada, Celeste (Carla Regina), saí em sua busca, admirando-se com as tradições encontradas no caminho.
Em cada parada de Celeste, o diretor explora toda a riqueza do trajeto do rio, que começa no coração de Minas Gerais e atravessa os Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.
A qualidade da fotografia é irrepreensível, e a  participação mais do que especial do ator Aramis Trindade, interpretando o hilariante Zé da Carranca, dá fôlego às aventuras de Celeste.
A beleza do rio São Francisco é um acerto no balanço final do trabalho.

Lembrem-se de que será pedida uma atividade sobre o filme durante esta semana.

Até lá!

ass: Prof.ª Silvia do Prado

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

II - Trabalho em Grupo: "Desperdício"


II - Formem grupos de 6 pessoas, leiam o texto abaixo, escrevam o significado das palavras grifadas e respondam ás questões em folha separada para ser entregue na próxima aula.

Desperdício e disputas pela água no Brasil.

Tatiana de Oliveira Takeda

 (Advogada, assessora do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - TCE, professora do curso de Direito da Universidade Católica de Goiás - UCG, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestranda em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) 

A ilusória abastança dos recursos hídricos no Brasil tem dado guarida ao desperdício da água, com uma poluição desordenada, provocada também pela não realização de investimentos necessários para despoluição de mananciais e uma consciência política e educacional do conceito da água que, ainda, infelizmente, é considerada um bem livre, abundante e sem valor econômico.
No que toca ao desperdício da água tratada brasileira, os resultados são ultrajantes. Mais de 50% da água tratada é desperdiçada em capitais como Porto Velho, Macapá, Teresina, São Luis, Maceió, Manaus e Rio de Janeiro.
Ademais, localiza-se no Brasil o bairro recordista mundial em desperdício de água por habitante. Trata-se do Setor Lago Sul, região nobre de Brasília, Distrito Federal. De acordo com a Agência Brasil, o gasto médio de água por pessoa no bairro chega a 1.000 litros por dia, enquanto em muitos países africanos a média diária é de menos de 1 litro.
O desperdício tem sua principal raiz na irrigação. A agricultura irrigada tem sido apontada como uma das grandes vilãs do desperdício de água no Brasil. O manejo inadequado por parte de agricultores tem levado ao consumo exagerado desse recurso natural. Não por outra razão, alguns estados, entre eles São Paulo, criaram nos últimos anos legislações impondo a cobrança pelo uso da água na irrigação, bem como em outras atividades produtivas, como forma de combater abusos.
Há uma década já eram registradas mortes causadas pela disputa hídrica principalmente em regiões de SP e MG. No ano de 2001, a estiagem baixou o nível do reservatório de Sobradinho, na Bacia do São Francisco, gerando uma disputa entre agricultores e o setor elétrico. A ANA (Agência Nacional de Águas) teve que atuar como mediadora. Aliás, os casos mais notórios podem ser observados na bacia do São Francisco, em que as projeções de demanda de água para atender à irrigação, à navegação, à transposição, ao provimento humano e de animais e à manutenção da geração das atuais usinas hidrelétricas têm provocado conflitos de toda ordem, inclusive política, como se observa com relação à questão da transposição.
Diante tal conjuntura, as providências devem ser tomadas, de preferência, de forma regionalizada, ou seja, via Unidades Federativas, com o apoio de seus respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica.
No caso do Rio São Francisco, nos últimos tempos, várias providências têm sido consolidadas. Entre elas, a “cobrança pelo uso da água”. Este instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos tem por escopo primordial a mitigação da poluição e a geração de receita para a gestão hídrica local, tornando-se assim, uma forte aliada no combate ao desperdício e consequentes disputas pelo uso da água.

Baseado no texto e em suas pesquisas, responda:

1 - O que é uma Bacia Hidrográfica?
2 - Quais as principais Bacias Hidrográficas brasileiras e onde se localizam?
3 - No Brasil, para que tipos de atividade são usadas as águas dos rios?
4 - O que é a ANA e para que serve?
5 – O que pode ser feito para combater a poluição e o desperdício das águas brasileiras?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto Principal


I - Projeto Inicial: MOSTRE A ÁGUA

Cada sala recebeu uma cópia do CD “Espelho d’Água” de Dércio Marques, que foi entregue para o representante de sala.
Os alunos devem se organizar em grupos de até 10 (dez) integrantes não podendo existir grupos com menos de 5 (cinco) integrantes.
Devem escutar o CD disponível, ficando a cargo do grupo e do representante a decisão de copiar o CD, disponibilizar em pen-drive ou apenas “pegar emprestado”.
Tendo escutado as músicas, cada grupo escolherá apenas uma que servirá de inspiração para a produção de CARTAZ, PEÇA, SEMINÁRIO, VÍDEO, GIBI, POESIA ou CORDEL que será apresentado no dia  combinado.
Para que o projeto tenha caráter não apenas artístico, será solicitado um relatório de produção que deve ser entregue também no dia da apresentação e precisa conter:
·         Nome, número e série de todos os integrantes do grupo;
·         Título do projeto (MOSTRE A ÁGUA);
·         Tema (trata-se do nome da música escolhida como inspiração);
·         Título da produção do grupo (nome do cartaz, peça, gibi, etc.);
·         Pequeno texto, de no mínimo três parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão) contando os motivos que levaram o grupo a escolher a música tema e o tipo de manifestação artística apresentada além de comentar quais foram as dificuldades da produção e o que aprenderam sobre a água e o Brasil durante a execução do projeto.
É favor verificar na tabela abaixo as datas de entrega do projeto, não sendo permitida entrega em outro dia, mesmo diante de atestado médico já que o grupo é formado por um bom número de componentes.

SÉRIE
PRIMEIRO DIA
ÚLTIMO DIA
ÚNICO DIA
1º D
20/08
22/08
X
1º E
20/08
22/08
X
1º F
X
X
24/08
1º G
20/08
22/08
X
1º H
20/08
22/08
X
1º I
17/08
22/08
X
1º J
17/08
22/08
X
1º K
X
X
20/08

domingo, 29 de julho de 2012

Mês da Água


Olá alunos!

Agora iniciamos a etapa final do ano letivo, é a hora de buscar recuperação de notas e conteúdos assim, para iniciarmos nossas atividades do Terceiro Bimestre, a proposta é transformarmos o mês de agosto que popularmente é chamado de “mês do desgosto” no “Nosso Mês da Água”.

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, por este motivo, o tradicional Mês da Água é março, mas resolvi dedicar este mês de agosto para que possamos falar e refletir sobre o bem mais precioso que a Terra possui – A ÁGUA.

Para que possamos expor nossos pensamentos e trabalharmos nossos conhecimentos, diferentes atividades como redações, discussões de textos, exibições de filmes e produções artísticas antecederão o uso do Caderno do Aluno pertencente ao Terceiro Bimestre.

Como projeto principal, vocês terão a oportunidade de liberar a imaginação para mostrar a importância da ÁGUA no mundo e para isso vão contar com a inspiração de belíssimas canções disponíveis no CD “Espelho D’Água” de Dércio Marques, um álbum composto apenas por músicas sobre o tema, que utilizam nomes de rios, regiões, animais e plantas pertencentes à nossa fauna e flora para traduzir a importância deste mineral abundante no Brasil.

Falaremos mais sobre o projeto em sala de aula e na próxima postagem, vocês encontrarão informações detalhadas para concluírem o projeto.

Até breve!
Prof.ª Silvia do Prado

sexta-feira, 22 de junho de 2012

UMA ONDA NO AR

Olá alunos!

Passei para agradecer aos que compareceram hoje na sala de vídeo e interessados no filme que eu escolhi para vocês, resolveram ficar.
Agradeço também aos que participaram das atividades sobre a RIO+20 e quero dizer que com esse tipo de postura eu restauro meu amor pela profissão de professor e minha vontade de estar com vocês, trocando informações e construindo juntos o conhecimento para Geografia e para a vida.
Lembrem-se de que é para vocês e por vocês que estou em sala de aula e que fora dela penso em atividades e conteúdos para melhorar nossa relação.

Abaixo estão um resumo e o link (no título) para quem se interessou pelo filme, lembrando que existem outras maneiras de se obter o filme via internet e quem souber,por favor, divulgue nos comentários.



UMA ONDA NO AR

Brasil, 2002
Direção: Helvécio Ratton
Elenco: Alexandre Moreno, Babu Santana, Adolfo Moura, Benjamim Abras
Duração: 92 minutos

A premiada produção nacional começa em Belo Horizonte,nos anos 80 e conta como surgiu uma das primeiras rádios-comunitária do Brasil, a Rádio Favela. Além de servir à comunidade local, ela tinha uma programação diferente e uma linguagem totalmente própria. Claro que virou um mega-sucesso, a ponto de sofrer vários ataques da policia, que tentava fechá-la. Sempre em vão. Baseado nesta premissa e misturando fatos reais e fantasia.
No filme, Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.


Até segunda!
prof.ª Silvia do Prado

domingo, 10 de junho de 2012

Bom Dia !!!

Vi esta imagem hoje e pensei em compartilhar com vocês, principalmente com aqueles que acreditam na força do Grêmio Estudantil pra delinear as regras válidas para todos no estabelecimento escolar.



Boa sorte aos envolvidos e bom Domingo a todos!

ass: Profª. Silvia do Prado

terça-feira, 29 de maio de 2012





Se vc riu, estamos num bom caminho!

Feliz Dia do Geógrafo pra todos os professores e alunos que se interessam pelo maravilhoso mundo em que vivemos!


Beijos,
Profª. Silvia do Prado

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Golfo / Migrantes


Olá alunos!

Algumas dúvidas pairaram diante da matéria que vimos esta semana então resolvi colocar aqui no Blog para que tudo fique bem esclarecido:
  
  • O que é um GOLFO?

Um golfo é uma grande e acentuada reentrância marinha na costa com uma abertura ou boca bastante grande, diferente de uma baía que é, geralmente, de dimensões menores e com uma boca mais fechada para o mar.
O Golfo Pérsico é um golfo localizado no Médio Oriente, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã. Trata-se de um mar interior com cerca de 233 000 km², ligado ao mar da Arábia a leste pelo estreito de Ormuz e pelo golfo de Omã.
O nome "Golfo Pérsico" foi emprestado de numerosas línguas antigas (inclusive o grego), sendo utilizado amplamente desde a Antiguidade, em razão de ali ter existido a nação-estado da Pérsia (onde hoje é o Irã).
O Golfo Pérsico e suas áreas costeiras são a mais rica e mais usada fonte de petróleo do mundo, as indústrias derivadas da sua extração e refino dominam a região. Existem diversas ilhas no golfo, algumas das quais são contestadas por estados vizinhos.

Abaixo existem três mapas para melhor visualização e esta sexta-feira (25/05/2012) o programa Globo Repórter da TV Globo vai ser todo sobre Dubai, quem quiser conhecer mais pode assistir e aqui está o link:  http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/05/gloria-maria-apresenta-os-encantos-de-dubai-no-globo-reporter.html





  • EMIGRANTE, IMIGRANTE ou MIGRANTE ?


MIGRANTE- O indivíduo que muda de uma região para a outra, no interior de um país, é denominado um cidadão migrante. Ele pode constituir família, conseguir ocupação e fazer amigos no local para onde migrou ou, ao contrário, ter deixado tudo isso na localidade na qual morava, para tentar a sorte em outra cidade. Faz novos amigos, arranja outro emprego, sendo possível até que volte ou mande vir para junto de si seus familiares. Isto quando não migram famílias inteiras.

IMIGRANTE- pessoas que vem de outro país para o Brasil. Exemplo: Os japoneses saíram do Japão e vieram para o Brasil. Aqui no Brasil, eles são considerados imigrantes.

EMIGRANTE- pessoas que saem do Brasil para viver em outo país. Exemplo: Um brasileiro saiu do Brasil e foi morar em Paris. Aqui no Brasil, ele é considerado emigrante, porque emigrou, ou se mudou definitivamente do seu país.

É isso!

Espero que todos façam a atividade pedida e tenham entendido todas as questões realtivas às mudanças nas distâncias geográficas e os processos migratórios. 

Até mais!
Profª. Silvia do Prado


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Link para o documentário

Alunos,

Como prometido, aqui está o link para o documentário sobre Milton Santos: 

http://www.youtube.com/watch?v=K6EIIQNsoJU

Este documentário ajuda a entender as questões pedidas na produção do trabalho.



Bom trabalho para todos!   


REGRAS PARA ENTREGA DE TRABALHO


 Para que não fiquem dúvidas, um trabalho...


DEVE SEMPRE CONSTAR: NOME, NÚMERO, SÉRIE, DATA, MATÉRIA, TÍTULO, FONTES DE PESQUISA E VOCABULÁRIO (NO MÍNIMO 3 PALAVRAS)

PARA TRABALHOS MANUSCRITOS, COM TODOS OS ÍTENS PEDIDOS DESENVOLVIDO PELO ALUNO E ENTREGUE NA DATA OFICIAL, A NOTA MÁXIMA É 10.

NÃO SERÃO ACEITOS: TRABALHOS COM MAIS DE 7 DIAS DE ATRASO, CÓPIAS DIGITADAS DA INTERNET E PRODUZIDOS EM FOLHAS DE CADERNO.

SERÃO DESCONTANDOS: QUALQUER AUSÊNCIA DOS ÍTENS ACIMA CITADOS, ERROS DE ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA, ALÉM DE DISCREPÂNCIAS NO CONTEXTO.

CAPA PADRÃO: TODAS AS CAPAS DEVEM SEGUIR O MODELO DISPONÍVEL ABAIXO (fonte arial 12 com seu nome, número e série em arial 10)


DICA: TODA PRODUÇÃO TEXTUAL DEVE CONTER INTRODUÇÃO(PARÁGRAFO 1), DESENVOLVIMENTO(PARÁGRAFOS 2, 3, 4...) E CONCLUSÃO(ÚLTIMO PARÁGRAFO) SENDO TODOS, PARTE DO MESMO TEXTO, SEM SUBTÍTULO DE INDICAÇÃO.

CAPA PADRÃO


E. E. CONSELHEIRO CRISPINIANO

















TRABALHO DE GEOGRAFIA



MILTON SANTOS - GLOBALIZAÇÃO


nome do aluno, número e série













Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Geografia, do segundo bimestre da primeira série do ensino médio, matutino da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano ministrada pela professora Silvia do Prado.






Guarulhos / 2012