segunda-feira, 19 de março de 2012

Os Estados Unidos
A maior parte de pessoas consideram os Estados Unidos o único estado soberano, ou país, que encontra todos os critérios para ser uma superpotência.
Os Estados Unidos são o quarto maior país no mundo em extensão territorial, atrás apenas da Rússia, Canadá e China
Com mais de 300 milhões de habitates, aproximadamente 5 % da população mundial, os Estados Unidos são a terceira nação mais populosa do mundo e o mais populoso com um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Possui um alto IDH, segundo as Nações Unidas, sendo número 4(quatro) no ranking.
É uma república democrática estável.
Contribui com aproximadamente 22% do orçamento das Nações Unidas, e é um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (com o poder de veto).
A sua posição em questões mundiais é normalmente apoiada por outras nações, especialmente o Reino Unido, o Canadá, a Nova Zelândia, a Austrália, a Alemanha, o Japão, a Coreia do Sul e Israel.
Gastos militares em 2007, em bilhões de USD, de acordo com o Stockholm International Peace Research Institute. Conversão para USD feita pela taxa de câmbio do mercado.
Os Estados Unidos gasta mais com as suas forças armadas do que os doze países seguintes juntos. Desde 2006, ele tem o segundo maior arsenal nuclear do mundo e alguns sistemas de armas mais desenvolvidos tecnologicamente do mundo, com a capacidade de projetar seu poder militar para qualquer ponto no mundo.
Os Estados Unidos possui a maior economia do mundo com um PIB de mais de 12 trilhões de dólares. Os EUA têm quase 30% da taxa de câmbio do mercado global. É caracterizado pelo moderado crescimento econômico.
Os Estados Unidos têm um PIB per capita de 41.800 dólares, muito maior do que qualquer superpotência emergente e mais alto do que a maior parte dos países industrializados. É o terceiro maior PIB per cápita do mundo, depois de Luxemburgo e da Noruega.
Durante os últimos 20 anos, a taxa média de crescimento econômico dos Estados Unidos foi acima 3% ao ano.
Os Estados Unidos são a sede de muitas multinacionais e instituições financeiras.
O país é um grande produtor agrícola e de mercadorias, embora seja dependente de importações de petróleo.
Os Estados Unidos tem uma influência decisiva em instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial; o dólar americano é a moeda de reserva convertível mais importante do mundo.
A cultura americana é influente em todo o mundo, especialmente nos países de língua inglesa.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Proposta de redação em SEU CADERNO.

FRONTEIRA
substantivo feminino

1.parte estrema de uma área, região, etc., a parte limítrofe de um espaço em relação a outro. Ex: Havia patrulhas em toda a fronteira.
2.o marco, a raia, a linha divisória entre duas áreas, regiões, estados, países, tec. Ex: O rio servia de fronteira entre duas fazendas.
Derivação: sentido figurado, o limite, o fim de algo de cunho abstrato. Ex: Havia chegado à fronteira da decência.
fonte:Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Adaptado

As fronteiras geográficas são passíveis de contínua mobilidade, dependendo dos movimentos sociais e políticos de um ou mais grupos de pessoas.
Além do significado geográfico, físico, o termo "fronteira" é utilizado também em sentido figurado, especialmente quando se refere a diferentes campos do conhecimento. Assim, existem fronteiras psicológicas, fronteiras do pensamento, da ciência, da linguagem etc.

Com base nas informações dadas acima, redija um texto comentando a importância das FRONTEIRAS para a aplicação da GEOPOLÍTICA.

Lembre-se:
  • Uma redação precisa de INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO devendo conter sempre a NORMA CULTA da língua portuguesa.
  • É sempre bom ter um DICIONÁRIO por perto para ajudar a entender o texto e prouzir melhor sua redação.
  • A redação deve cumprir no mínimo 20 linhas para que se entenda o que o escritor quer passar ao leitor.
  • Ficou pronta? Então releia para saber se está fácil de entender e escrita de maneira correta.
  • Um exercício de redação é válido pra todas as matérias em vários momentos da sua vida dentro e fora da escola.
Agora, mãos à obra!